Política de Educação e Treinamento dos Aborígenes
Define os compromissos assumidos pelo Departamento nas escolas, nos institutos TAFE NSW e nos ambientes de educação comunitária. Desenvolvido em resposta ao Relatório da Review of Aboriginal Education 2004, em colaboração com comunidades aborígenes e parceiros-chave.
1. Objectivos - Declaração de política 1.1 Compromissos 1.1.1
O Departamento de Educação e Comunidades de NSW, incluindo escolas, TAFE NSW e instituições de educação comunitária (The Department), está empenhado em melhorar os resultados educacionais eo bem-estar dos estudantes Aborígenes e Isleiros do Estreito de Torres, para que eles se destaquem em todos os aspectos da sua educação e Treinamento.
O objetivo do Departamento é que os estudantes aborígines e insulares do Estreito de Torres combinem ou melhorem os resultados da população estudantil em geral.
O Departamento está empenhado em aumentar o conhecimento e compreensão das histórias, culturas e experiências dos aborígenes e isleiros do Estreito de Torres como os Primeiros Povos da Austrália.
O Departamento fornecerá educação cultural aborígene para todo o pessoal e educação sobre a Austrália Aborígine para todos os alunos, como é negócios de todos.
A força, a diversidade, a propriedade e a riqueza das culturas aborígines ea custódia de país são respeitadas, valorizadas e promovidas.
O Departamento está comprometido com a tomada de decisões colaborativas com os povos aborígines, pais, cuidadores, famílias e suas comunidades.
O Departamento reconhece o Grupo Consultivo de Educação Aborígene de NSW Incorporated (NSW AECG Inc.) como o pico de órgão consultivo da Comunidade para o Departamento de educação e treinamento aborígines em todos os níveis e em todas as fases de planejamento e tomada de decisões.
Esses compromissos afirmam o direito inerente dos estudantes aborígines a oportunidades educacionais justas, eqüitativas, culturalmente inclusivas e significativas para que todos os alunos obtenham uma educação de alta qualidade como uma plataforma para enriquecer suas chances de vida e alcançar seu pleno potencial.
A educação e a formação dos aborígines constituem um negócio essencial para todos os funcionários.
1.2 A educação e a formação dos aborígenes implicam uma aprendizagem contínua e ao longo da vida. Inclui: 1.2.1
A prestação de educação e formação de qualidade aos estudantes aborígenes nas escolas (incluindo, quando necessário, pré-escolas), nos institutos TAFE NSW e nos contextos de educação comunitária
Educação sobre a Austrália Aborígene para todos os alunos
Educação cultural aborígine obrigatória através de experiências de aprendizagem profissional e desenvolvimento de carreira para todo o pessoal
Identificando e envolvendo o NSW AECG Inc. e as comunidades aborígines como parceiros na educação e treinamento aborígenes.
1.3 O Departamento valoriza as habilidades, experiências e conhecimentos dos aborígenes e: 1.3.1
Aumentar a participação e retenção de estudantes aborígenes nas escolas, nos institutos TAFE NSW e nos ambientes de educação comunitária
Aumentar o emprego, oportunidades promocionais e retenção de pessoas aborígenes em uma ampla gama de posições em todas as áreas do Departamento
Envolver o NSW AECG Inc. e as comunidades aborígines como parceiros na educação e treinamento aborígines.
1.4 O Departamento irá melhorar as vias de aprendizagem ao longo da vida para os aprendentes aborígenes. Isto incluirá transições: 1.4.1
De casa para a escola
Através do ensino primário e secundário
Da escola para estudos e emprego
Através do ensino e da formação profissionais e de outras vias para estudos futuros ou emprego sustentável.
1.5 O Departamento em parceria com a NSW AECG Inc. e as comunidades e organizações aborígenes: 1.5.1
Valorizar e reconhecer as identidades dos estudantes aborígenes
Proporcionar ambientes de aprendizagem solidários e culturalmente inclusivos para estudantes aborígenes
Ajudar os estudantes aborígines a ter acesso a oportunidades educacionais em uma variedade de ambientes
implemento:
Programas de estudos aborígenes
Programas de línguas aborígenes
Aborígene currículo transversal dentro das escolas
Perspectivas aborígenes em programas de educação / formação alternativa / alternativa.
1.5.5
Incorporar os contextos culturais, os valores e as práticas das comunidades aborígines locais para a oferta principal de educação e treinamento.
1.6 O Departamento consultará as comunidades indígenas locais e apoiará os professores a: 1.6.1
Desenvolver e demonstrar suas altas expectativas de todos os alunos aborígenes
Envolver e motivar estudantes aborígines para a participação bem sucedida em educação e formação
Incentivar os alunos aborígenes a perseguir a excelência pessoal, incluindo o compromisso de
Usar práticas e recursos de ensino e avaliação de qualidade que sejam culturalmente inclusivos
Permitir que os estudantes aborígines alcancem os resultados do plano de estudos apropriado à idade escolar nas escolas e as conclusões do módulo e do curso no ensino e na formação profissionais
Proporcionar a todos os alunos oportunidades para desenvolver compreensão mais profunda das histórias, culturas e línguas aborígenes através de:
Estudos aborígenes
línguas aborígenes
Conteúdos curriculares aborígenes nas escolas
Estudos relevantes em TAFE e educação comunitária.
1.7 Trabalhando em conjunto para aumentar a capacidade nas comunidades aborígenes 1.7.1
O Departamento trabalhará com outras agências governamentais e organizações não-governamentais para fortalecer a capacidade das comunidades aborígines para garantir que os aborígines participem como parceiros iguais na educação e na formação.
1.8 Formação e assistência 1.8.1
O Departamento providenciará formação e recursos adequados e relevantes para ajudar na implementação desta política, de acordo com o foco principal de alcançar melhores resultados educacionais na educação e formação dos aborígenes.
2. Audiência e aplicabilidade 2.1
A política se aplica a todos os funcionários do Departamento.
Os programas financiados pelo Departamento deverão operar de acordo com a política.
3. Contexto 3.1
O Plano de Ação para os Aborígenes e Ilhas do Estreito de Torres 2010-2014 (PDF 1.14MB) (ATSIEAP) fornece uma abordagem consistente entre os estados e territórios para entregar e relatar a Educação Aborígene.
O objetivo do Plano é auxiliar as escolas a acelerar a melhoria dos resultados educacionais dos alunos aborígenes. NSW e outras jurisdições contribuíram para o Plano.
O Acordo Nacional de Reforma Indígena e NSW 2021 incluem compromissos para fechar a lacuna nos resultados educacionais entre estudantes aborígenes e não-aborígenes.
A Lei da Comissão de Ensino Técnico e de Ensino Superior (1990) exige que o TAFE NSW forneça aos aborígines acesso a serviços técnicos e de educação complementar, incluindo uma gama de serviços especializados apropriados.
4. Responsabilidades e delegações 4.1
O Secretário é responsável por assegurar a implementação e monitoramento da política e informar ao Ministro, ao NSW AECG Inc. e à comunidade mais ampla de NSW sobre a implementação da política e as realizações no âmbito da educação e treinamento dos aborígines.
Implementação da política
Desenvolver planos que estejam em conformidade
Acompanhamento da eficácia dos seus planos
Relatórios sobre as realizações no ensino e formação aborígenes em relação aos resultados e metas.
4.3 Os directores das escolas são responsáveis por: 4.3.1
Implementação da política
Incorporando estratégias dentro do plano escolar que atendam à política
Apoiando o pessoal a participar em caminhos de aprendizagem para construir competências em culturas aborígenes
Acompanhamento da eficácia dos seus planos
Relatórios sobre as realizações na educação e formação dos aborígenes através de melhores práticas e resultados dos alunos.
Desenvolver planos que estejam em conformidade
Apoiando o pessoal a participar em caminhos de aprendizagem para construir competências em culturas aborígenes
Acompanhamento da eficácia dos seus planos
Relatórios sobre as realizações em educação e formação aborígenes em relação aos resultados e metas.
O pessoal das escolas, os institutos TAFE, os escritórios de campo e estaduais são responsáveis por implementar a política e garantir que suas ações atendam a ela.
4.6 O Diretor, Educação dos Aborígines e Envolvimento Comunitário 4.6.1
É responsável pela publicação e moeda da política e coordenação do material de apoio através da consulta e endosso da NSW AECG Inc.
5. Requisitos de monitorização, avaliação e apresentação de relatórios 5.1
O Departamento relatará os resultados para os estudantes aborígenes no Relatório Anual do Departamento.
O Diretor de Educação Aborígene e Envolvimento Comunitário monitorará os avanços na implementação desta política e fará um relatório ao Secretário.
Ao honrar o acordo de parceria de Manutenção de uma Parceria de Colaboração para o Futuro, o Departamento colaborará com a NSW AECG Inc. no monitoramento e avaliação de estratégias e relatará os avanços na implementação desta política em relação aos resultados e metas para a educação e treinamento dos aborígines. O Departamento também consultará a NSW AECG Inc. sobre as orientações políticas futuras.
Os Serviços Educacionais e os Institutos TAFE NSW irão apresentar relatórios anualmente através de seus respectivos mecanismos de relatórios.
As escolas relatam através do relatório anual da escola.
6. Contato
Diretor de Educação Aborígene e Envolvimento Comunitário, (02) 9244 5378.
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